A EXTRUSÃO

Neste processo o alumínio não está liquido, mas sim um sólido maleável. Assim, ele pode assumir a forma que desejamos através de moldes pré fabricados no momento da extrusão. O processo lembra um tubo de creme dental que, quando pressionado, expele o creme na forma do bico do tubo.


Extrusão


- Para os produtos extrudados são adotadas as tolerâncias contidas na norma ABNT NBR 8116 - alumínio e suas ligas - que é baseada na ASTM (ANSI H35.2 - M).

- Dadas as necessidades de constante atualização da norma NBR 8116, devido aos avanços das indústrias produtoras de alumínio e as necessidades cada vez maiores das indústrias usuárias de perfis extrudados, os valores constantes desta tabela estão sujeitos a mudanças.

- Neste trabalho, apresentaremos apenas a tabela mais usual, sendo que informações complementares poderão ser obtidas com os técnicos da FEP.

- A tabela apresenta as tolerâncias padronizadas.

- Quando nenhuma tolerância é mostrada deve ser estabelecida de comum acordo entre o comprador e o fornecedor.
Retiliniaridade
Comprimento
Corte Final
Desvio permissível do quadro ± 1 °

(1) Para vergalhões diâmetro nominal, para barras largura nominal.

(2) Para se obter o desvio permissível em barras de mais de um metro de comprimento multiplica-se o valor do comprimento em metros pelo valor do desvio por metro.

(3) Quando houver duas abas adjacentes considera-se a de menor espessura.

(4) Quando o espaço limitado pelo ângulo é todo metal, considera-se a menor espessura de metal no vértice do ângulo.
Altura e Largura


(1) Não aplicável na têmpera O, tubos em rolos ou tubos cuja espessura de parede for inferior a 0,5 mm ou 2,5% do diâmetro externo ou diâmetro da circunferência equivalente (diâmetro do círculo cuja circunferência mede o perímetro do tubo).

(2) Exemplo: Em um tubo retangular extrudado de 76,20 x 34,10 mm a tolerância da largura (76,20) é de ± 0,63 mm e na altura (38,10) é de ± 0,89 mm.
Espessura de Parede - Tubos Trefilados
Retilinidade - Tubos Trefilados
Tolerância na Seção Transversal do Perfil
Vergalhões, barras e perfis extrudados. Tolerâncias na seção transversal em milímetros para mais ou para menos. Essas tolerâncias aplicam-se a perfis extrudados exceto na têmpera O (estado cozido) e têmpera F (como fabricado).

(A) Estas tolerâncias-padrão aplicam-se a perfis comuns; podem ser necessárias tolerâncias mais amplas para alguns perfis e podem ser possíveis tolerâncias mais estreitas para outros, dependendo do acordo prévio entre o comprador e o fornecedor.

(B) As tolerâncias para perfis extrudados nas ligas e têmperas especiais devem ser negociadas entre o comprador e o fornecedor.

(C) A tolerância aplicável a uma dimensão composta de dois ou mais componentes é a soma das tolerâncias das dimensões componentes, se todas elas forem indicadas.

(D) Se uma tolerância dimensional especificada não for simétrica, então o valor da tolerância-padrão a ser aplicado é aquele que seria aplicado à média das dimensões máxima e mínima permissíveis pela tolerância inicialmente especificada.

E) Estas tolerâncias não se aplicam a dimensões "X" e "Z" do exemplo, mesmo quando "Y" for 75% ou mais de "X". Para as tolerâncias aplicáveis às dimensões "X" e "Z" usar as colunas 4, 5, 6, 7, 8 e 9 dependendo da distância A.

(F) A tolerância na espessura da parede dos perfis tubulares ou semitubulares deve ser combinada entre o comprador e o fornecedor, quando a espessura nominal de uma parede for três ou mais vezes maior que a parede oposta.

(G) Nos pontos situados a 5 mm ou menos do início da aba, aplicam-se as tolerâncias da coluna 2.

(H) As seguintes tolerâncias são aplicadas no caso de perfis tubulares:

• para a largura (L), a tolerância é a indicada na coluna 4 para a altura (H);

• para a altura (H), a tolerância é a indicada na coluna 4 para a largura (L);

• em nenhum caso pode a tolerância para a largura ou altura ser menor que a tolerância para os cantos (coluna 2, dimensões do metal).

Exemplo de um perfil tubular tendo as dimensões externas retangulares de (25 x 75 mm):

• a tolerância na largura é ± 0,46 mm e a tolerância nos cantos (coluna 2, dimensões do metal) é 0,60 mm para a largura e ± 0,25 mm para a altura. Notar que a tolerância de 0,46 mm na coluna 4 deve ser ajustada a 0,60 mm para não ficar menor que a tolerância na coluna 2.

(l) Quando as dimensões especificadas forem externas e internas. Ao invés da própria espessura da parede, o desvio permissível (excentricidade) indicado na coluna 3 se aplica à espessura média da parede.

(J) No caso de perfis tubulares normais, aplica-se a tolerância-padrão para a espessura-padrão, para espessura da parede dos tubos redondos extrudados.

Exemplos:

a) dimensões de vazios internos (perfis tubulares): todas as dimensões indicadas por "Y" são classificadas como "dimensões do metal" obedecendo às tolerâncias indicadas na coluna 2. Dimensões indicadas por "X" são classificadas como "dimensões incluindo vazios internos", sendo as tolerâncias aplicáveis determinadas pela coluna 4, a não ser que 75% ou mais da dimensão seja metal, caso este em que se aplica a coluna 2

b) dimensões dos vazios não totalmente circunscritos por metal. As tolerâncias aplicáveis à dimensão "X" podem ser enquadradas num dos três casos a seguir:

• localizar a dimensão (X) na coluna 1;

• determinar que coluna, de 4 a 9, é aplicável, dependendo da distância (A);

• localizar a tolerância correta entre as colunas 4 e 9, na mesma linha que a dimensão (X);

• localizar a distância (B) na coluna 1;

• determinar que coluna, de 4 a 9, é aplicável dependendo da distância (A);

• localizar a tolerância correta entre as colunas 4 e 9, na mesma linha do valor escolhido na coluna 1;

• as tolerâncias aplicáveis às dimensões (X) não são determinadas pela tabela e sim pelas tolerâncias-padrão aplicáveis aos ângulos (A).

Torção
Angularidade
Diâmetros


(1) Não aplicável na têmpera O, tubos em rolos ou tubos cuja espessura de parede for inferior a 0,5 mm ou 2,5% do diâmetro externo ou diâmetro da circunferência equivalente (diâmetro do círculo cuja circunferência mede o perímetro do tubo).

(2) Exemplo: Em um tubo retangular extrudado de 76,20 x 34,10 mm a tolerância da largura (76,20) é de ± 0,63 mm e na altura (38,10) é de ± 0,89 mm.
Espessura de Parede - Tubos Extrudados


Comprimento - Tubos Trefilados